Como fazer Amigurumi: Tutorial Completo para Iniciantes

Como fazer Amigurumi: Tutorial Completo para Iniciantes

Aprenda a criar lindos amigurumis com este tutorial completo!

Aqui você encontrará tudo o que precisa saber para se tornar um especialista em artesanato. Desde os materiais básicos até técnicas avançadas, você terá todas as informações necessárias para criar 50 modelos exclusivos.

Se você está buscando uma atividade criativa para relaxar e se divertir, o artesanato em crochê e amigurumi é perfeito para você.

Amigurumis são bichinhos fofos e pequenos, feitos com a técnica japonesa de crochê. Eles são uma ótima opção para presentear ou decorar sua casa.

 

O que é Amigurumi?

 

Antes de começarmos com o tutorial completo, vamos entender o que é exatamente o amigurumi. Amigurumi é uma palavra japonesa que significa “bichinho de pelúcia”. É uma técnica de crochê que permite criar bonecos, animais e objetos em três dimensões.

Os amigurumis são feitos com uma agulha de crochê e linha especial para amigurumi, que possui a espessura ideal para criar os pontos certos e deixar os bichinhos com um acabamento perfeito.

Materiais necessários

Para fazer amigurumis, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Agulha de crochê;
  • Linha especial para amigurumi;
  • Fibra acrílica para o enchimento;
  • Olhos de segurança;
  • Botões, fitas e outros acessórios para decorar.

Técnicas básicas

Antes de começar a fazer seu primeiro amigurumi, é importante aprender algumas técnicas básicas de crochê:

  1. Corrente (corr);
  2. Ponto baixo (pb);
  3. Aumento;
  4. Diminuição.

 

Nome e Sigla do Ponto Nome e Sigla em Inglês Americano Nome e Sigla em Inglês Britânico Nome em Espanhol – América Nome em Espanhol – Espanha
Ponto (Pt) Stitch (St) Stitch (St) Punto Punto
Correntinha (Corr) Chain (Ch) Chain (Ch) Cadena Cadeneta
Ponto Baixíssimo (Pbx) Slip Stitch (Sl St) Single Crochet (Sc) Punto Corrido Punto Raso/Punto Enano
Ponto Baixo (Pb) Single Crochet (Sc) Double Crochet (Dc) Medio Punto Punto Bajo
Meio Ponto Alto (Mpa) Half Double Crochet (Hdc) Half Treble Crochet (Htr) Media Vareta Punto Alto Medio
Ponto Alto (Pa) Double Crochet (Dc) Treble Crochet (Tr) Vareta Punto Alto
Ponto Alto Duplo (Pad) Treble Crochet (Tr) Double Treble Crochet (Dtr) Vareta Doble Punto Alto Doble
Aumento (Aum) Increase (Inc) Increase (Inc)
Diminuição (Dim)

 

Essas técnicas são utilizadas em praticamente todos os modelos de amigurumi. Com elas, você conseguirá criar os pontos básicos e fazer formas variadas.

Entendendo a Estrutura da Receita


 

As receitas de amigurumi seguem uma estrutura organizada em carreiras, podendo ser numeradas sequencialmente (1, 2, 3…) ou utilizando números ordinais (1º, 2º, 3º…). Além disso, é comum a representação por meio de abreviações, como “1carr” (carreira) ou “1v” (volta).

Na segunda parte da receita, são detalhados o tipo de ponto e a quantidade necessária em cada carreira.

Esses pontos são frequentemente abreviados, como por exemplo, 6pb (6 pontos baixos), 10pa (10 pontos altos), fornecendo uma indicação clara do número de pontos a serem realizados.

A terceira e última parte da receita esclarece quantos pontos devem ser feitos ao longo de toda a carreira.

Normalmente, esse número é apresentado entre parênteses, seguido pela abreviação “pts” (pontos), oferecendo uma orientação sobre o total de pontos.

É importante entender essas orientações e as abreviações para conseguir executar perfeitamente as instruções para a confecção do amigurumi.

 

Abreviaturas e Termos


 

  1. Pb (ponto baixo): É um ponto básico no crochê. Para fazer um ponto baixo, insira a agulha no ponto indicado, envolva o fio, puxe uma alça (dois fios nas agulhas), envolva novamente e passe por ambas as alças na agulha, formando um novo ponto.
  2. Correntinhas: São os elos iniciais no crochê. Para fazer uma correntinha, faça um nó deslizante na agulha e passe o fio por cima e através do nó deslizante para formar a primeira correntinha. Repita esse processo para o número de correntinhas desejadas.
  3. Anel mágico: É uma técnica utilizada para iniciar projetos circulares no crochê. Consiste em criar um anel ajustável onde os primeiros pontos do crochê são trabalhados.
  4. Enchimento de algodão: É o material utilizado para preencher os amigurumis e dar-lhes volume e forma. Geralmente, é usado algodão, fibra sintética ou outro tipo de enchimento adequado para criar a textura desejada no amigurumi.
  5. Texturas: Consulte uma variedade de pontos e técnicas usadas para criar diferentes texturas e padrões no amigurumi. No crochê, os pontos variados, como ponto alto, ponto baixo, ponto pipoca, entre outros, são usados ​​para dar textura e detalhes aos projetos.
  6. Bordados: É uma técnica de costura ou desenho com agulha e fio em tecido ou crochê para adicionar detalhes decorativos, como os olhos, sorriso ou outros elementos ornamentais nos amigurumis.

 

Tutorial Completo

Agora que você já sabe o que é amigurumi e quais são os materiais necessários, vamos ao tutorial completo. Aprenda passo a passo como fazer seu primeiro amigurumi:

Passo 1: Escolha do modelo

Antes de começar, escolha o modelo de amigurumi que você quer fazer. Existem diversos livros e sites especializados com receitas e moldes gratuitos para você se inspirar. Escolha um modelo que seja adequado ao seu nível de habilidade.

Passo 2: Preparando o material

Com o modelo escolhido, separe os materiais necessários. Encontre a cor de linha adequada, a agulha de crochê e a fibra acrílica para o enchimento. Verifique se tem todos os acessórios necessários, como olhos de segurança e botões.

Passo 3: Iniciando o amigurumi

Agora é hora de começar a fazer os primeiros pontos. Siga a receita ou molde escolhido e faça o anel mágico, que é a base do amigurumi. Em seguida, faça os pontos iniciais e vá seguindo as instruções.

Lembre-se de contar os pontos e marcar o início de cada carreira, isso vai te ajudar a acompanhar o progresso do seu amigurumi.

Passo 4: Formando o corpo

A medida que você vai seguindo a receita, o corpo do amigurumi vai tomando forma. Preste atenção aos detalhes e faça os aumentos e diminuições nos lugares corretos. Utilize alfinetes para marcar as partes e conferir se está tudo certo.

Passo 5: Finalizando o amigurumi

Quando o corpo do amigurumi estiver pronto, é hora de finalizar. Feche a parte de cima do corpo com um ponto baixíssimo e arremate a linha. Encha o amigurumi com a fibra acrílica e finalize o enchimento.

Por fim, costure as partes que precisam ser unidas e adicione os olhos de segurança e outros detalhes decorativos. Solte a imaginação e deixe seu amigurumi único!

Conclusão

Parabéns! Agora você já sabe como fazer amigurumi. Com este tutorial completo, você aprendeu as técnicas básicas de crochê, conheceu os materiais necessários e seguiu passo a passo para criar seu primeiro amigurumi.

Lembre-se de praticar e buscar novas inspirações. Com o tempo, você será capaz de criar modelos exclusivos e presentear seus amigos e familiares com lindos amigurumis feitos por você!

Estúdio Artesanato

Somos Publicitárias apaixonadas por Artesanato. Nossa missão é ajudar Artesãs a transformarem essa arte em fonte de renda. Instagram: @estudioartesanato

Related Episodes

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *